RETROFITING DE MÁQUINAS
Horas de máquinas e operadores parados, metas não cumpridas, ambiente de trabalho estressante e perda de qualidade são problemas que estão relacionados diretamente com um funcionamento precário de uma máquina ou linha de produção. Até onde vale a pena manter um sistema deficiente em seu estado atual? Não existe uma resposta certeira para esta pergunta. Afinal, cada empresa tem uma forma diferente de gerenciar sua produção. Porém uma coisa é certa: nenhuma máquina é eterna. Se pequenos problemas não forem corrigidos eles podem complicar o processo produtivo futuramente. O que levará os gestores a decidir entre comprar uma máquina nova ou executar o retrofit da antiga. Geralmente, quando a máquina ainda possui equipamentos que podem ser usados, o retrofit é a melhor opção.
Num retrofit, as peças e equipamentos, cuja a vida útil estão longe de chegar ao fim, permanecem na máquina. Com isso o tempo de trabalho assim como o dinheiro investido são menores. É essa agilidade e baixo custo que desperta o interesse de vários empreendedores.
A JW Automação, tem uma equipe especializada para fazer o retrofit de uma máquina, identificando as peças que estão com sua vida útil acabando ou se a mesma não fabrica mais no mercado, propomos a uma automação mais moderna aproveitando ao máximo da sua máquina:
· Avaliar estado inicial das máquinas que sofreram retrofit.
· Descrição de equipamento necessário para elaboração do retrofit.
· Desenvolvimento do projeto de retrofit.
· Implementação do projeto.
· Análise de resultados.
Retrofit de Hardware
Primeiramente, todos os equipamentos antigos que não serão mais utilizados são desmontados. Em seguida os instrumentos novos são implementados à máquina seguindo rigorosamente o esquema elétrico desenvolvido anteriormente. Após a implementação, são conferidos a montagem real com o especificado em projeto.
Retrofit de Software
Caso o cliente tenha um backup do programa em processo e o novo controlador seja compatível com o antigo, o retrofit do software é facilitado. Do contrário, para desenvolver o novo software de controle são usadas as informações adquiridas através do operador e do mantenedor responsável pela máquina.